Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

R

R-Sertaneja sempre ligada a Melhor Rádio de se Ouvir.

sábado, 23 de março de 2013

Garutti e Cuiabá 23/03/13


Garutti e Cuiabá
Adílio Garutti (o Garutti) nasceu no dia 22/03/1941 em Mendonça-SP; Manoel Cardoso da Conceição (o Cuiabá) nasceu no dia 18/06/1936 em Bocaiúva-MG. 
Ambos os integrantes da dupla trabalharam na roça e também desempenharam outras atividades diversas, durante a infância e a juventude, nas respectivas cidades-natais e também em outras cidades onde já residiram. Garutti, por exemplo, já foi Marceneiro e também Barbeiro na cidade de São José do Rio Preto-SP e ele se lembra com orgulho de dois inesquecíveis clientes que gostavam de fazer a barba com ele: Tião Carreiro e Pardinho! 
Garutti também é Luthier e a dupla "Garutti e Cuiabá" se apresenta com a Viola e o Violão fabricados artesanalmente pelo próprio Adílio Garutti. 
De início, Adílio formou juntamente com seu irmão, quando residiam em São José do Rio Preto-SP, a dupla "Palmeirinha e Osvaldinho". Na mesma cidade, com outro companheiro, Adílio formou a dupla "Palmeirinha e Cantineiro". 
E, na Grande São Paulo, passando a utilizar o próprio sobrenome como nome artístico, Adílio formou com outros companheiros as duplas "Garutti e Garoto" e "Garutti e Galvão", antes de formar com Manoel a atual dupla "Garutti e Cuiabá". Garoto, por sinal, era primo-irmão de Adílio Garutti. 
Manoel, por outro lado, foi, no início de sua carreira artística, o Zezo da dupla "Zizo e Zezo" e, mais tarde, adotou o nome da Capital Mato-grossense passando a integrar a dupla "Campo Grande e Cuiabá", dupla essa que se formou no início da década de 1980, e cujo nome havia sido sugerido por Zezinho Garcia (que na época era Diretor da Gravadora Chantecler) lembrando a divisão que tinha acabado de acontecer com o Estado de Mato Grosso e a conseqüente criação do Estado de Mato Grosso do Sul, com as respectivas capitais que eram Cuiabá-MT e Campo Grande-MS. 
A dupla "Campo Grande e Cuiabá" gravou dois LP's e durou até 1987, ocasião na qual Campo Grande decidiu abandonar a carreira de Violeiro, passando a preferir as Músicas Evangélicas na Religião à qual havia se convertido. Lembrar também que o Campo Grande que já fez dupla com o Cuiabá não é o mesmo da dupla "Campo Grande e Mirai" que atua no Interior Paulista; apenas coincidência de nome. 
Pouco tempo depois, Adílio e Manoel formaram a atual dupla "Garutti e Cuiabá". Lembrar que, apesar do nome artístico, Cuiabá é Mineiro, não tendo nascido, portanto na Capital Mato-grossense.
A dupla "Garutti e Cuiabá" merece todo o nosso respeito pois tem seu repertório formado pela genuína Música Caipira Raiz, gravando em seus CD's composições sempre inéditas de Autores do quilate de Cacique, Índio Cachoeira, José Caetano Erba, Rodrigo Mattos,Carlos Cezar, Morgado, Labareda, Donival, Morinaldo e Domério de Oliveira, apenas para citar alguns, além de composições de sua própria autoria. 
A dupla já se apresentou em diversos teatros nas cidades da Grande São Paulo-SP, e também em diversas cidades do Interior, tais como Sorocaba-SP, Casa Branca -SP, Mogi Mirim-SP, Aparecida-SP, Muzambinho -MG, Monte Santo - MG, Poços de Caldas-MG, além da famosíssima Barretos-SP, onde Garutti e Cuiabá já se apresentaram na tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, no "Palco Pau do Fuxico". O Sanfoneiro Zanini (foto à direita) tem se apresentado com bastante freqüencia juntamente com Garutti e Cuiabá, sendo que ele também já formava o "trio" nos tempos da dupla "Campo Grande e Cuiabá". 
Ganharam também diversos importantes prêmios, dentre os quais, merece destaque o "Troféu Zé Fortuna Paineira Véia" que eles conquistaram em Mauá-SP em Outubro de 2002. 
Garutti e Cuiabá também já estiveram presentes em programas de diversas emissoras de TV, tais como, TV Record, Canal do Boi e TV Aparecida, além de algumas participações no "Programa Célia & Celma", no Canal Rural, e também no Viola Minha Viola, apresentado pela "Madrinha" e Comendadora Inezita Barroso, na TV Cultura de São Paulo. 
Garutti e Cuiabá lançaram em 2008 o quarto CD, intitulado "Copa do Mundo em Barretos", produzido pelo Estúdio Macson, tendo Gilson Leite como Técnico de Gravação, Mixagem, Masterização, Produção e Arranjos a cargo de Cidão. O CD conta com a participação dos Músicos Cidão (Violão, Contra-Baixo e Percussão), Zezinho (Acordem), Eric Paredes (Harpa), além da Viola tocada pelo Garutti e do Violão tocado pelo Cuiabá. Destaque para "Velho Querido" (Ademar Braga - João Miranda), "Rancho de Barro" (José Caetano Erba - Garutti - Cuiabá), "Viola Sempre Viola" (Domério de Oliveira - Garutti - Cuiabá), "Troféu Conquistado" (Valdecir Mathioli - Garutti - Cuiabá), "Fazendeiro de Minas" (Paulo Meinberg) e "Tudo Era Poesia" (Labareda - Garutti - Cuiabá), além da faixa-título "Copa do Mundo em Barretos" (Morgado - Tião do Carro). Como nos três CD's anteriores, esse CD também prima pela Qualidade do Repertório, além do fato de brindar o Apreciador com belíssimas Composições inéditas, várias das quais de autoria dos próprios integrantes da excelente Dupla! 
Garutti e Cuiabá lançaram em
2012 o quinto CD, gravado no Estúdio Antares (Santo André-SP), tendo a Produção Musical a cargo de Garutti e Davi Damarques, e a Produção Técnica a cargo de Davi Damarques.
Além de Garutti (Viola) e Cuiabá (Violão), o CD conta com a participação dos Músicos Erick Marques Martins (Sorriso) (Teclado e Sanfona), José Carlos (Magrão) (Baixo Elétrico) e Ivan Simões (Batata) (Percussão). Destaque para "Acervo da Inspiração" (Morgado), "Somos Um Só" (Professor Paulo), "Regime Caboclo" (João Miranda), "Meu Protesto" (Clementino Gonzaga), "Viola e Pescaria" (Garutti - Montanha), "Berrante Companheiro" (Labareda - Garutti - Valdeir - Cuiabá), "Chora Viola" (Valdecir Mathioli - Garutti - Cuiabá), "Casa Vazia" (José Caetano Erba - Garutti - Cuiabá - Geraldo Nunes) e "Ouça Com Atenção" (Roberto Nunes - Benedito Seviero), apenas para citar algumas!!! E, como nos quatro CD's anteriores, esse CD também prima pela Qualidade do Repertório, além do fato de brindar o Apreciador com belíssimas Composições inéditas, várias das quais de autoria dos próprios integrantes da excelente Dupla! 
Contato para shows e venda de CDs:
Adílio Garutti:
F.: (11) 4975-4710
Cel.: (11) 97234-3878
Manoel Cardoso da Conceição "Cuiabá":
F.: (11) 4479-5348
Cel.: (11) 99830-2073
Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos dados biográficos fornecidos inicialmente por Amanda Garrutti, filha do Adílio Garutti, além de informações complementares fornecidas pessoalmente pelos próprios integrantes da dupla Garutti e Cuiabá. Ao que consta, esse site é o primeiro na Internet que mostra ao Apreciador um resumo biográfico dessa excelente dupla que é Garutti e Cuiabá. ·.

Nenhum comentário:

Postar um comentário