Total de visualizações de página

Quer sua Biografia aqui = escreva a sua e envie pelo contato que se encontra em baixo. 

sábado, 9 de março de 2013

Milionário & José Rico 09/03/13

Milionário & José Rico 

Milionário Romeu Januário de Matos, nasceu em Monte Santo de Minas, estado de Minas Gerais, no dia 4 de janeiro de 1940.
José Rico José Alves dos Santos, conhecido pelos amigos naquela época como "boi cego", nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29 de junho de 1946.  . 

Milionário & José Rico são uma dupla de cantores de Música Sertaneja do Brasil.  

Uma das mais famosas do país, conhecidos nacionalmente com a alcunha Às gargantas de ouro do Brasil.

Com quarenta e dois anos de carreira, a dupla já vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde o ano de 1973.

Além disso, gravaram dois DVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1988.

Romeu (Milionário) trabalhou como pedreiro, garçom e pintor de parede, e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar.

Aprendeu música "de ouvido", sem ter estudado em conservatório musical.

José Rico  por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade onde viveu sua infância.

O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico.

Quando morou em Terra Rica, José Rico era apaixonado por Marlene Angeli.

Em 1970, coincidentemente Romeu e José; Foi para a cidade de São Paulo, a capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como "Hotel dos Artistas", onde artistas anônimos ficavam hospedados em busca da realização de um sonho, e se apresentavam em locais como circos para irem sobrevivendo até que a sorte os ajudasse a tornarem-se profissionais.

E não deu outra, em 1970, quando os dois se encontraram, no Hotel, ao serem apresentados, José Rico dizendo seu nome a Romeu, pois já tinha o apelido de José Rico, Romeu disse a ele "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário", em alusão ao "carnê milionário" do Baú da Felicidade do grupo Silvio Santos. A partir daquele momento, o destino já havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de1973.

Segundo entrevista recente no programa do Jô Soares, a dupla inicialmente tinha por nome "Tubarão e José Rico", quando se apresentaram no programa de calouros do Silvio Santos foi que este os chamou de "Milionário e José Rico", em alusão ao "carnê milionário".

A simpatia de José Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo característico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeom, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical.

A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecher, com destaque para as músicas "Inversão de Valores" (Prado Júnior - João Armando Perrupato), "De Longe Também Se Ama" (José Rico - Jair Silva Cabral), "Paraná Querido" (Paulinho Gama - Goiá) e "Coração de Pedra" (Belmiro).

No filme Na Estrada da Vida, há um relato interessante.

A dupla foi até o Santuário de Aparecida, e, ao entrarem na Igreja, pediram para que a Santa se tornasse a "Chefe", para que a "Padroeira do Brasil" fizesse com que as pessoas compreendessem a música da dupla, que falava de amor, natureza, do povo.

E como eles não tinham nada para oferecer à Santa, deixaram um disco no altar como presente.

O Padre, ao deparar-se com o disco, imaginou que, quem o tinha deixado na Igreja não precisava de nada, pois não havia nem um bilhete com pedido à Santa, e um garoto que acompanhava o Padre disse que a dupla deveria ser podre de rica.

A julgar pelo nome, então o Sacerdote mandou entregar o disco na rádio de Aparecida para que os programadores vissem se o mesmo poderia ser aproveitado.

O locutor, ao ouvir, gostou e resolveu tocar o disco, e então os ouvintes começaram a escrever para a rádio para que tocasse o disco.

A partir desse momento, Nossa Senhora Aparecida já era a "Chefe" da dupla, que começou a emplacar um sucesso atrás do outro, gravando um disco atrás do outro, tornando-se a dupla que o Brasil conhece tanto.

No entanto, após o sucesso alcançado com o primeiro LP, Milionário e José Rico já haviam sido contratados pela Continental/Chantecher, gravadora que acabou sendo responsável pela quase totalidade dos discos da dupla. E em 1975, gravaram o Volume 2, intitulado "Ilusão Perdida" que é, por sinal, o disco preferido do Milionário!

Destaque para "Ilusão Perdida" (Milionário - José Rico) e "Dê Amor Para Quem Te Ama" (José Rico - Peão Carreiro).

Veio depois, o Volume 3, intitulado "Livro Da Vida", em 1976, e o Volume 4, com o título de "As Gargantas De Ouro Do Brasil", em 1977, e o sucesso da dupla cada vez era maior. E ainda no mesmo ano de 1977, eles conheceram a consagração definitiva, com o estrondoso sucesso da Canção Rancheira "Estrada da Vida", de autoria do próprio José Rico, que foi faixa-título do LP Volume 5 (capa do LP acima e à direita), e é sem dúvida, o maior sucesso da dupla.

A música Estrada da Vida, de autoria de José Rico em 1978, tornou-se lendária,

A música "Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de dois milhões de cópias e originou o roteiro do filme Na Estrada da Vida, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos, onde Milionário e José Rico interpretam eles próprios.

A dupla teve nova experiência no cinema, atuando em outro filme, novamente interpretando eles mesmos, em Sonhei com você, de 1988, dirigido por Ney Sant Anna, que é filho de Nelson Pereira dos Santos, diretor do filme "Na Estrada da Vida".

Com sucesso enorme em todo o Brasil, o filme Na Estrada da Vida conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China.

Milionário e José Rico foram convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem naquele país no ano de 1985, uma excursão que durou um mês, num Intercâmbio Cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o "outro lado do mundo".

Milionário & José Rico foi à primeira dupla brasileira que visitou esse país!

Em 1991, após a gravação do LP Volume 20, intitulado "Vontade Dividida", ocorreu à separação da dupla por um período de três anos.

Durante o período de separação de José Rico, Milionário formou dupla com o (Mathias da dupla) (Matogrosso & Mathias), emplacando o sucesso "na segunda feira a noite", e também gravou um LP com o Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho).

José Rico, por sua vez, separado de Milionário, chegou a tentar carreira “solo”, gravando dois discos, mas o destino novamente colocou frente a frente Milionário & José Rico.

Em 1994,

Milionário e José Rico uniram novamente as suas vozes e gravaram o LP Volume 21, com o título "Nasci Para Te Amar", o qual foi também lançado simultaneamente em CD, o primeiro da dupla. Nesse disco a dupla gravou uma música de autoria José Rico em homenagem ao inesquecível Ayrton Senna, que havia falecido tragicamente naquele ano.

Continua na estrada da vida até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário